Olá pessoal, tudo bom?
O post de hoje irá descrever sobre os tipos primitivos da Linguagem Java. Essa é uma das coisas mais básicas que um desenvolvedor aprende.
Tipos Primitivos
A linguagem Java é estaticamente tipada, ou seja, é necessário declarar sempre o tipo das variáveis, atributos e parâmetros que deseja-se utilizar. Assim uma declaração básica pode ser construída da seguinte forma:
1 |
int valor = 10; |
Isso indica para a JVM que existe uma variável de nome valor, cujo formato é numérico inteiro e o valor inicial é 10. O formato ajuda a determinar qual valor pode ser aferido a essa variável e as operações que podem ser realizadas sobre ela. Além das classes Java existem oito tipos primitivos em Java, sendo definidos anteriormente na linguagem e seus substantivos são palavras reservadas, que não podem ser utilizadas para dar nome a variáveis, métodos e classes.
Todos os valores armazenados nos tipos primitivos são passados por cópias a métodos e não por referência, como as classes são enviadas. Assim ao enviar um tipo primitivo para um método, mesmo que este seja alterado internamente no método, não alterará o valor externo, que foi enviado ao método.
Os oito tipos primitivos são:
- byte: é um valor 8-bits inteiro assinado com complemento de dois. Seu intervalo de valores vai do -128 até o 127. Pode ser útil ao salvar informações básicas em grandes arrays. Pode ser utilizado também no lugar do int, limitando os valores para atribuição, podendo servir como documentação.
- short: é um valor 16-bits inteiro assinado com complemento de dois. Seu intervalo de valores vai do -32768 até o 32767. As mesmas observações do tipo byte como o array e a substituição do int se aplicam aqui.
- int: é um valor 32-bits inteiro assinado com complemento de dois. Seu intervalo de valores vai do -231 até o 231 – 1. A partir do Java 8 é possível representar o inteiro como um valor 32-bits não assinado, ou seja, somente para valores positivos que possuem o intervalo do 0 ao 232 – 1. Para conseguir representar como um inteiro positivo utilizar a classe wrapper java.lang.Integer.
- long: é um valor 64-bits inteiro assinado com complemento de dois. Seu intervalo de valores vai do -263 até o 263 – 1. A partir do Java 8 é possível representar o long como um valor 64-bits não assinado, ou seja, somente para valores positivos que possuem o intervalo do 0 ao 264 – 1. Para conseguir representar como um inteiro positivo utilizar a classe wrapper java.lang.Long.
- float: é um valor com single-precision de 32 bits que segue a especificação 754 da IEEE de valores flutuantes. Se você deseja economizar memória pode ser utilizado no lugar do double. Esse tipo de dado não é aconselhável para valores de precisão como valores monetários ou valores de engenharia. Para esses casos utilizar a classe java.math.BigDecimal.
- double: é um valor com double-precision de 64 bits que segue a especificação 754 da IEEE de valores flutuantes. Esse tipo de dado não é aconselhável para valores de precisão como valores monetários ou valores de engenharia. Para esses casos utilizar a classe java.math.BigDecimal.
- boolean: é um valor que permite apenas dois tipos de valores true e false, assim apenas para itens com valores duais que deve ser utilizado. Apesar de representar um bit de informação seu tamanho real não é definido.
- char: é um valor 16-bits Unicode simples. Seu intervalo de valores vai do ‘\u0000’ ou 0 até o valor máximo ‘\uffff’ ou 65535.
Valores default
Para atributos de classes os valores dos tipos primitivos são definidos pela JVM. Nesse caso os tipos numéricos são sempre inicializados em Zero. o booleans com false e o char é inicializado com ‘\u0000’ ou 0.
finnaly{
Duvidas ou sugestões? Deixe seu feedback! Isso ajuda a saber a sua opinião sobre os artigos e melhorá-los para o futuro! Isso é muito importante!
Até um próximo post!
Leave a Reply