Olá pessoal, tudo bom?
Ontem, 20 de Agosto de 2017, aconteceu o seguinte:
Fui homenageado pela quarta vez consecutiva pela turma de formandos de Sistemas de Informação da PUC-PR.
Com proferiu a oradora pelos formandos, nós professores somos sacerdotes da informação. Pode ser um título pomposo ou até mesmo arrogante, mas prefiro me ater ao que este representa. Um sacerdote é uma pessoa que tem uma missão muito singular que é prestar seu conhecimento, seus anos de observações e estudos as pessoas que estão ao seu redor. Assim um sacerdote da educação possui uma missão muito mais complexa que é levar o conhecimento as pessoas.
Nos dias atuais, nós professores, competimos com diversos meios de comunicação. Infelizmente a dinâmica das mudanças tecnológicas, principalmente na área de Tecnologia da Informação, acaba levando professores com um bom conhecimento a ficarem defasados ou até mesmo obsoletos. Um professor que também não prioriza a busca por novos conhecimentos ou forma de aplicá-los acaba se tornando apenas mais um professor na grande diversidade de disciplinas que uma graduação tem.
Acredito, e tenho confiança nessa crença, de que nos 3 anos e meio que ministrei disciplinas na PUC-PR, fui agraciado com alunos que aprenderam a observar, a entender a minha dinâmica de ensino. Não ensinando quadrados de informação, mas mostrando o contexto geral, a Big Picture, mesmo que muitas vezes com tecnologias mais defasadas perante o mercado de trabalho. Mas o essencial estava lá, Versionamento de Código, Testes Unitários, Camadas de Software, Integração com Banco de Dados, Aplicações Gráficas Desktop e Web.
Todos esses itens misturados com aulas práticas, forçando o estudante a fazer a coisa mais simples e complexa que este pode fazer, ser autodidata. Nos dias de hoje, com a forma que tudo evolui rapidamente, essa característica é a mais rica e importante que um formando pode ter. Obrigado por confiarem no meu trabalho e espero que hoje, olhando para trás após essa longa jornada, possa ter ajudado vocês a serem melhores desenvolvedores e se possível melhores pessoas com meu exemplo. Obrigado a vocês:
- Amarildo José Rossa Júnior
- Diógenes Vinicius de Paula Oliveira
- Hellington Leonardo de Campos Viana
- Leonardo Maciel de Lima Nunes
- Luís Filipe Teixeira da Silva Lima
- Marlon Bahniuk Santana
- Osvaldir Candido Vendramini
- Roberto Carvalho
Obrigado novamente pela homenagem, sinto muito orgulho de ter feito parte da vida de vocês. Parabéns e sucesso para vocês!
PS: Foi muito bom ver a estimada amiga, professora Joselaine Valaski no posto de coordenadora do curso de BSI. Espero, com todos os meus pensamentos positivos, que seu período de coordenadora possa render muito frutos ao curso, fazendo voltar aos tempos prósperos! Sucesso Josi!
Leave a Reply