Olá Pessoal, tudo bom?
Há 3 anos atrás construí uma serie de artigos sobre versionamento de Projetos de Software, mas nunca mais mudei esses artigos ou acrescentei coisas novas. Para ver todos os artigos sobre versionamento acesse esta página. Lá haverá um mapa mental com todos os artigos. Esse artigo mostra como realizar o fork de um repositório existente na plataforma Bitbucket. Veja na continuação.
Bitbucket – Realizando um fork de um repositório existente
No artigo anterior desta série, foi criar um login para a plataforma Bitbucket. Agora vamos realizar um fork de um repositório já existente, ou seja, vamos clonar um repositório.
O fork é uma cópia completamente separada do repositório original a partir do ponto mais recente desse projeto. Isso quer dizer que branches que existam no momento em que o fork for realizado serão copiados para o novo repositório também. Assim isso indica cópia de tudo que há nesse repositório, ou seja, commits, branches, permissões e tudo que existir no repositório original estará presente no novo repositório também.
O fork é muito utilizado por equipes de desenvolvimento de projetos open source, pois permite que um projeto tenha um ciclo de vida dentro de um repositório a parte, sem influenciar o projeto original, sendo que no futuro, alterações que ocorrerem nesse repositório a parte, possam ser incoroporadas ao projeto original.
Para realizar o fork do projeto é necessário que você acesse a página do meu usuário Bitbucket, conforme a Figura 1
A url correta para fazer o fork do repositório correto está na documentação do Laboratório 1. Por favor verifiquem este documento.
Para nosso tutorial o repositório escolhido será o ExemplosSite. Assim clique no link deste repositório e será apresentado a página principal do repositório, conforme Figura 02
Repare na URL do browser aponta para o espaço de usuário mauda (quadrado laranja). Com o fork desse repositório essa URL irá ser alterada para o espaço do usuário que está fazendo o fork, mas quando chegar esse momento irei detalhar novamente isso. Agora vamos partir para iniciar o fork do repositório. Com o botão direito do mouse no ícone mais (quadrado vermelho). Ao clicar irá aparecer as outras opções conforme mostra a Figura 03. Importante destacar aqui, que se você não estiver logado no Bitbucket com seu usuário, o ícone mais não aparecerá.
Agora clique na opção Fork this repository, conforme mostra o quadrado vermelho, para dar inicio ao processo de Fork. Com isso será carregada a página de Fork mauda / ExemplosSite, conforme Figura 04.
Essa tela tem alguns campos a serem preenchidos. Vamos começar pelo campo Name, que é o nome do repositório que será criado. Se quiser manter o mesmo nome ou colocar outro pois será o repositório que você irá realizar seus novos códigos. O campo Access Level é importante que você mantenha ele privado, marcando a opção “This is a private repository“, para que ninguém além de você e quem você quiser tenha acesso ao repositório. Esse é um diferencial perante o Github por exemplo, que não possui esse tipo de serviço de graça. Agora clique na opção Advanced settings, para carregar mais algumas opções que podemos deixar no novo repositório a ser criado, conforme Figura 05.
O campo Description serve para descrever um pouco para que serve seu repositório.
Como foi marcada a opção This is a privte repository, o campo Forking aparecerá. Esse campo serve para indicar se será possível outras pessoas realizarem a operação de fork sobre o seu repositório. Existem 3 opções para escolha: Allow forks, Allow only private forks e no forks. Escolha a opção que melhor interessar.
O campo Permissions serve para que o novo repositório receba as permissões de usuários e grupos de usuários do repositório pai, caso a opção “Inherit repository user/group permissions” seja marcada.
O campo Issue tracking está relacionado a parte de descrição e correção de defeitos.
O campo Wiki está relacionado a parte de Wiki, como a wikipédia.
O campo Enable Hipchat notifications serve para estabelecer o chat de notificações entre os usuários do repositório.
Após preencher esses campos clique no botão Fork repository para finalizar o processo, irá aparecer uma tela de Forking repository conforme mostra a Figura 06.
Terminada a operação de Fork do Bitbucket, será apresentada a tela do novo repositório, conforme Figura 07. Repare novamente na URL do browser, não é mais a url com o usuário mauda, mas sim o seu usuário, no caso da Figura 07, maudacasa, conforme mostra o quadrado vermelho.
finnaly{
Nesse momento o seu repositório clonado a partir de um outro repositório está criado.
Duvidas ou sugestões? Deixe seu feedback! Isso ajuda a saber a sua opinião sobre os artigos e melhorá-los para o futuro! Isso é muito importante!
Até um próximo post!
Leave a Reply