Olá Pessoal, tudo bom?
Há 3 anos atrás construí uma serie de artigos sobre versionamento de Projetos de Software, mas nunca mais mudei esses artigos ou acrescentei coisas novas. Para ver todos os artigos sobre versionamento acesse esta página. Lá haverá um mapa mental com todos os artigos. Esse artigo mostra como importar os projetos existentes dentro do repositório clonado na IDE Eclipse. Veja na continuação.
Bitbucket – Importando projetos do repositório na IDE Eclipse
Após a clonagem do repositório Git dentro da IDE Eclipse é necessário importar os projetos que estão dentro desse repositório para editar o código existente.
Caso não esteja mais na perspectiva GIT, acesse novamente a perspectiva, via o menu Window > Perspective > Open perspective e acesse na dialog aberta a opção GIT.
Dentro da perspectiva GIT acesse a view Git Repositories, e clique sobre o repositório criado e acesse a opção Import Projects… conforme a Figura 01.
Aparecerá uma dialog chamada Import Projects from File System or Archive, conforme a Figura 02. Nesse momento é importante destacar que aparecerão 2 projetos, um com o nome base, no caso seminarioscientificos_2018_1, e outro com o projeto Eclipse, seminarioscientificos_2018_1\cientificos.
Selecione apenas o projeto que estiver marcado como Eclipse project, os outros itens não serão necessários para que o projeto funcione corretamente. Assim ao desmarcar a opção que não é um projeto Eclipse, a dialog deverá ficar igual a Figura 03.
Clique no botão Finish, o qual irá realizar a importação do Projeto para o seu workspace. Volte para a perspectiva Java e veja que aparecerá o projeto importado para continuarmos o seu desenvolvimento, conforme mostra a Figura 04.
Importante
O projeto não é importado para o seu diretório do workspace. O que acontece é que o eclipse faz uma ligação para o Projeto que já existe no repositório Git local. Dessa forma, se você acessar a pasta do seu workspace, via explorer (nautilus, terminal, etc.), verá que não há uma pasta do projeto.
Esses passos de importação do projeto deverão ser realizados para cada máquina que você for trabalhar com o projeto. Dessa forma se você está fazendo o tutorial no computador de casa e quiser fazer no computador do trabalho, a clonagem do repositório no Eclipse e a importação do projeto deverão ser realizadas novamente.
Por fim, caso seu projeto esteja com um ponto de exclamação vermelho, significa que ele está com erro de bibliotecas não baixadas. Isso pode ser um erro de proxy barrando o download destas. Acesse esse artigo e esse artigo para realizar a configuração correta dentro do Eclipse.
finnaly{
Nesse momento os projetos que estão dentro do seu repositório foram importados para o workspace da IDE Eclipse. Agora é possível começar a trabalhar neles.
Duvidas ou sugestões? Deixe seu feedback! Isso ajuda a saber a sua opinião sobre os artigos e melhorá-los para o futuro! Isso é muito importante!
Até um próximo post!
Leave a Reply