Olá Pessoal, tudo bom?
Há 3 anos atrás construí uma serie de artigos sobre versionamento de Projetos de Software, mas nunca mais mudei esses artigos ou acrescentei coisas novas. Para ver todos os artigos sobre versionamento acesse esta página. Lá haverá um mapa mental com todos os artigos. Esse artigo mostra para que serve e como utilizar a operação de Synchronize na IDE Eclipse. Veja na continuação.
Bitbucket – Operação de Synchronize
Essa operação é muito importante para visualizar os arquivos que foram modificados por você ou que foram alterados remotamente, por outros integrantes da equipe. Vamos realizar essa parte de duas formas. Primeiro visualizando uma alteração local em um arquivo e depois visualizando uma alteração remota em um arquivo.
Alteração Local de um Arquivo
Acesse uma classe qualquer do projeto, por exemplo a classe Instituicao, que está no package br.com.mauda.seminario.cientificos.model (Está difícil achar? Utilize o atalho ctrl + shift + R e coloque a expressão *insti, que aparecerá a classe).
Dentro dessa classe vamos escrever um comentário, por exemplo:
1 |
//comentario para operacao de synchronize |
Agora salve as alterações realizadas na classe. O resultado deverá ser algo parecido com o que a Figura 01 apresenta:
Clique sobre o projeto e acesse a opção Team > Synchronize Workspace, conforme Figura 02.
Ao acionar essa opção, se for a primeira vez que estiver fazendo isso, aparecerá uma dialog Confirm Open Perspective, conforme Figura 03. Ela indica que o Eclipse precisa abrir uma nova perspectiva chamada Team Synchronizing. Cheque a opção Remember my decision, para que ela não apareça mais e clique no botão Yes.
O Eclipse irá abrir a perspectiva Team Synchronizing, conforme mostra a Figura 04. Aqui existem duas particularidades dessa perspectiva que merecem nossa atenção. A primeira particularidade é a view Synchronize, localizada no canto esquerdo da tela (Quadrado vermelho marcado com o numero 1). Nessa view são exibidos os arquivos que foram modificados tanto localmente, setas na cor preta, quanto remotamente, setas na cor azul e ainda arquivos que estão com conflito de versões, mostrado com um losango vermelho.
No caso da simulação que estamos realizando deve aparecer apenas um arquivo, dentro do pacote model, chamado Instituicao, quadrado vermelho com o número 1. Esse arquivo deverá estar marcado com uma seta negra, devido a sua modificação local. É importante frisar aqui que não está aparecendo nenhum arquivo remoto, pois a nossa simulação não chegou no ponto de outros usuários modificarem o código.
O segundo aspecto dessa tela, marcado no outro quadrado vermelho com o número 2, está nas quantidades de arquivos que estão nas 3 condições, alterados remotamente (seta azul), alterados localmente (seta preta), em conflito (seta dupla em vermelho).
Caso você clique duas vezes sobre uma classe, arquivo, que está na view Synchronize, o Eclipse irá abrir um comparador visual, mostrando as linhas que foram modificadas, conforme Figura 05.
Importante
Antes de realizar qualquer commit, é muito importante que o desenvolvedor analise as alterações que foram realizadas e se em caso de positivo, realize o commit dos arquivos para o servidor remoto.
Ainda é possível realizar algumas operações sobre um arquivo ou pasta nessa perspectiva. Ao clicar sobre a classe Instituicao, o Eclipse irá exibir o menu da Figura 06. Nesse existem algumas operações interessantes como Commit…, permitindo enviar um arquivo para o servidor Bitbucket remoto. E nesse momento a operação Overwrite também é grande ajuda, já que ela sobrescreve o código local, pelo código do servidor remoto, apagando as alterações realizadas nesse arquivo.
finnaly{
A operação de Synchronize é muito importante para evitar o envio de arquivos com código errado ou inválido para o servidor Git remoto. É sempre uma excelente prática verificar o que você está enviando ao servidor, evitando assim erros de negócio ou compilação.
Duvidas ou sugestões? Deixe seu feedback! Isso ajuda a saber a sua opinião sobre os artigos e melhorá-los para o futuro! Isso é muito importante!
Até um próximo post!
Leave a Reply