Olá Pessoal, tudo bom?
O post de hoje é relacionado a criação de um projeto básico em Java utilizando o controlador de dependências de bibliotecas Maven e adicionando a especificação da biblioteca Apache Commons Lang. Utilizaremos o post básico de criação de um projeto Maven, assim iremos continuar o projeto lá criado. Além disso descreverei um pouco sobre a biblioteca Apache Commons. Veja na continuação desse post…
Apache Commons Lang – definição
A biblioteca Apache Commons Lang 3 adiciona um suporte a mais para a manipulação de classes que estão dentro do package java.lang, como a classe String, a Date ou a Locale. Essas classes são consideradas o núcleo do Java, assim ela acaba sendo uma dependência comum em quase todos os projetos Java. Além das manipulação de classes comuns, ela provê funcionalidades para concorrência e reflection tambem.
Irei aos poucos fazer uma série de artigos que diz respeito as principais funcionalidades da biblioteca, ajudando a deixar o código Java menos verboso.
Incluindo Apache Commons Lang em um Projeto Básico no Eclipse
O primeiro ponto é criar o projeto básico do Maven conforme o post relacionado.
Depois de criado, é hora de começar a adaptação nos arquivos desse projeto a fim de utilizar a biblioteca.
Alterando o pom.xml
Abra o arquivo pom.xml, que se encontra na raiz do projeto. Adicione a dependência da Apache Commons Lang. Vamos adicionar a ultima versão estável em agosto de 2018, a versão 3,7. O código destacado abaixo acrescenta essa dependência:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 |
<dependencies> <dependency> <groupId>junit</groupId> <artifactId>junit</artifactId> <version>4.12</version> <scope>test</scope> </dependency> <dependency> <groupId>org.apache.commons</groupId> <artifactId>commons-lang3</artifactId> <version>3.7</version> </dependency> </dependencies> |
Pronto, com esses códigos o maven irá adicionar a dependência da biblioteca ao projeto. Agora vamos alterar outros pontos para testar essa dependência.
Testando a dependência
Alteração da classe App
A classe App já criada anteriormente pelo Maven, deverá ser alterada para incluirmos um teste com a biblioteca. As seguintes alterações deverão ser realizadas:
- Acrescentar os imports da linhas 3;
- Modificar a linha System.out.println( “Hello World!” );
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 |
package br.com.mauda.SeminariosCientificos; import org.apache.commons.lang3.StringUtils; /** * Hello world! * */ public class App { public static void main(String[] args) { System.out.println("String vazia? " + StringUtils.isBlank(" ")); } } |
A alteração verifica se a String ” ” é vazia, o que no caso é.
Alteração da classe AppTest
A classe AppTest já criada anteriormente pelo Maven, deverá ser alterada para incluirmos um teste com a biblioteca. As seguintes alterações deverão ser realizadas:
- Remoção de todos os testes unitários anteriores;
- Modificação do método testApp() para adição do Teste Unitário para a biblioteca;
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 |
package br.com.mauda.SeminariosCientificos; import static org.junit.Assert.assertTrue; import org.apache.commons.lang3.StringUtils; /** * Unit test for simple App. */ public class AppTest{ @Test public void testApp() assertTrue(StringUtils.isBlank(" ")); } } |
A alteração verifica se a String ” ” é vazia, o que no caso é.
Executando a classe App
Clique na classe App com o botão direito do mouse, vá em run > Java Application e o java irá executar o método main da classe App. Caso esteja tudo certo irá aparecer as seguintes mensagens do console da aplicação:
1 |
String vazia? true |
Executando a classe AppTest
Esse teste ao rodar tem que dar verde, visto que a classe possui as validações corretas. Esse teste foi construído para rodar na ferramenta JUnit 4. Caso não conheça a ferramenta há um tutorial aqui.
finally{
Em posts futuros irei descrever melhor as classes existentes dentro dessa biblioteca
Duvidas ou sugestões? Deixe seu feedback! Isso ajuda a saber a sua opinião sobre os artigos e melhorá-los para o futuro! Isso é muito importante!
Até um próximo post!
Leave a Reply