Olá, pessoal, tudo bem?
O artigo de hoje está relacionado a configuração de um novo projeto no SonarCloud a partir de um repositório localizado em um team Bitbucket. Veja na continuação.
Login no site
Caso você não esteja logado no site da SonarCloud, acesse o seguinte artigo para verificar como fazê-lo.
Iniciando o processo de seleção do repositório para Análise…
Para realizar a analise de um novo repositório do Bitbucket, se você tem um plano Free, este deverá ser público, pois nesse plano o SonarCloud não realiza a análise de repositórios privados. Existem três maneiras de iniciar o processo de análise:
Primeira forma de iniciar o processo de análise
A primeira forma é a continuação do artigo de criação de uma organização no SonarCloud. Você estará na tela exibida pela Figura 01. Acesse a opção Analyze new project para iniciar o processo de análise.
Figura 01 – Tela inicial após a organização ser criada
Segunda forma de iniciar o processo de análise
Após realizar o processo de login você estará na tela de Projetos do SonarCloud, Figura 02. Acesse a opção Analyze new project para iniciar o processo de análise.
Terceira forma de iniciar o processo de análise
Outra forma de iniciar o processo de análise é na tela base de projetos, ao lado da parte de login existe um ícone de mais “+”, clique nesse ícone e será mostrada duas opções Analyze new project e Create new organization como mostra a Figura 03. Acesse a opção Analyze new project para iniciar o processo de análise.
Realmente começando a seleção do repositório para análise…
Como a organização já havia sido criada anteriormente (Não foi? Então faça leia esse artigo antes) ao acessar de qualquer forma citada no tópico anterior a opção de Analyze new Project, será apresentada a tela de Analyse projects conforme mostra a Figura 04
Nessa tela continuaremos na parte de Select repositories, onde é possível ver que o SonarCloud apresenta os repositórios que estão contidos na sua organização, mesmo os privados. Nesse momento vamos selecionar o repositório que gostaríamos que fosse realizada a analise de qualidade pelo Sonar. Nesse momento aparecerá um retângulo azul indicando que um repositório foi selecionado (Figura 05).
Com o repositório selecionado acesse a opção Set Up, para continuar o processo de configuração da análise do repositório selecionado. O SonarCloud irá exibir uma tela, Figura 06, onde temos um cabeçalho com o nome da organização (Everson Mauda) mais o repositório selecionado (seminarioscientificos_2019_2). Além do branch “main”, no caso aqui o branch model.
Nesse momento o passo 1 estará ativo, onde devemos realizar o procedimento de geração de um novo token para acessar o SonarCloud via outras aplicações. Dessa forma deixe selecionado a opção Generate a token. No inputtext com o texto Enter a name for your token, coloque um nome para deixar marcado esse token. No caso aqui escolhi o mesmo nome do repositório assim facilita a lembrança futura, conforme mostra a Figura 07.
Após inserir o nome acesse a opção Generate para realizar a geração do token, será exibido o token conforme a Figura 08. É importante ressaltar aqui que este token é único, sendo um hash que contém as informações da organização do SonarCloud, do repositório selecionado e provavelmente informações como data e hora.
Clique na opção Continue, para que seja iniciada a parte 2 da configuração. Será apresentada a Figura 09, onde está perguntando qual linguagem foi utilizada no projeto que está no repositório. (No caso aqui Java)
Ao selecionar uma linguagem será apresentada a próxima pergunta, Figura 10. No caso do Java é perguntado se estamos usando Maven ou Gradle para controle de dependências.
Aqui, estamos usando Maven, assim ao selecionar, o SonarCloud irá exibir um texto com o comando Maven a ser utilizado para analisar o seu projeto em uma IDE ou até mesmo via terminal, Figura 11.
Guarde esse comando, pois iremos utilizá-lo para configurar um executor maven no Eclipse. Agora vou explicar o que significa cada ponto desse comando:
Dsonar.projectKey – Significa a chave do projeto, no caso do SonarCloud é a concatenação do nome da organização mais um underline mais o nome do repositório selecionado – Exemplo: mauda_seminarioscientificos_2019_2
Dsonar.organization – Nome da organização – Exemplo: mauda
Dsonar.host.url – URL do host onde está o servidor do Sonar, no caso nosso o SonarCloud – Exemplo: https://sonarcloud.io
Dsonar.login – Token gerado no primeiro passo da configuração – Exemplo: 66809571fd7ea878d761d21e64442d9a679fd4fd
Novamente é importante salientar que cada informação dessa irá variar conforme o nome da organização, nome do repositório, token gerado. Então guarde o comando gerado
finally {
Assim encerramos a configuração da análise de um repositório Bitbucket. No próximo artigo falaremos como configurar esse comando dentro do Eclipse, para rodar com o código que estiver contido no workspace.
Duvidas ou sugestões? Deixe seu feedback! Isso ajuda a saber a sua opinião sobre os artigos e melhorá-los para o futuro! Isso é muito importante!
Até a próxima!
Leave a Reply