Olá Pessoal, tudo bom?
Há 3 anos atrás construí uma serie de artigos sobre versionamento de Projetos de Software, mas nunca mais mudei esses artigos ou acrescentei coisas novas. Para ver todos os artigos sobre versionamento acesse esta página. Lá haverá um mapa mental com todos os artigos. Esse artigo mostra como clonar o repositório existente na plataforma Bitbucket dentro da IDE Eclipse. Veja na continuação.
Bitbucket – Clonando o repositório na IDE Eclipse
Para começar a nossa configuração é necessário você possuir uma versão da IDE do Eclipse com o plugin EGIT instalado. Assim vá ao site do Eclipse e baixe uma versão do Eclipse (Sempre costumo baixar a versão Java EE Developers, considero a mais completa para aplicações web e desktop).
Realizado o download, abra o Eclipse e crie uma nova workspace (mais uma vez, opinião minha, acho que fica mais organizado os projetos com workspaces para cada um, evitando também conflitos entre projetos por dependências de bibliotecas).
Agora com o Eclipse rodando na nova workspace, é necessário abrir a perspectiva de Git Repository Exploring, onde será possível realizar as configurações do repositório GIT. Para tanto vá até o menu Window > Perspective > Open Perspective > Other…, conforme a Figura 01.
Ao abrir o popup Open Perspective, Figura 02, escolha a opção Git e clique no botão OK.
Ao escolher a troca da Perspectiva por outra, o Eclipse modifica a forma de exibição de alguns componentes de tela, por exemplo, estando na perspectiva Java, na aba lateral esquerda é exibida a view do Project Explorer, conforme a Figura 01 mostra, já mudando para a perspectiva Git, provavelmente a aba lateral será modificada, exibindo uma view chamada Git Repositories conforme Figura 03.
Na view Git Repositories aparecerão três links, Add an existing local Git repository, Clone a Git repository e Create a new local Git repository. O primeiro e terceiro links devem ser utilizados para repositórios locais, o que não será o nosso caso aqui, pois já criamos, via BitBucket, um repositório remoto ao realizar a operação de Fork nos artigos anteriores. Dessa forma é necessário criar um clone do repositório remoto, para isso utilize o segundo link, Clone a Git repository, para configurar a clonagem do repositório.
Como mencionado nesse artigo, Git é uma ferramenta de versionamento que possui a característica de criar um repositório local, evitando um consumo excessivo da rede para acessar o repositório remoto. Ao clicar no segundo link da Figura 03, será aberta uma popup chamada Clone Git Repository, conforme a Figura 04 mostra.
Nesta popup algumas informações deverão ser inseridas, conforme itens abaixo, um exemplos está na Figura 05:
- URI: https://bitbucket.org/[nomeUsuario]/[nomeRepositorio] por exemplo: https://bitbucket.org/mauda/seminarioscientificos_2018_1 (Dica: Copie a url do browser)
- Host: Preenchido automaticamente com o host após inserir a URI
- Repository: Preenchido automaticamente com o nomeUsuario/nomeRepositorio após inserir a URI
- Protocol: Preenchido automaticamente com https após inserir a URI
- Port: Deixar em branco
- User: usuário do Bitbucket
- Password: password do usuário do Bitbucket
Importante
Caso você esteja querendo utilizar um repositório que não é seu, ou seja, de outro usuário que foi compartilhado com o seu usuário, o campo URI deverá ser preenchido da seguinte maneira:
https://bitbucket.org/[nomeUsuarioQueCompartilhouRepositório]/[nomeRepositorio].
Por exemplo, o usuário mauda compartilhou o repositório GlobalDominationProject42 com o usuario maudaBR. Ao configurar a clonagem o usuário maudaBR deve colocar a seguinte URI: https://bitbucket.org/mauda/GlobalDominationProject42, pois o dono do repositório é o usuário mauda.
Ao finalizar o preenchimento dos campos da popup Clone Git Repository, clique no botão “Next >” aparecerão todos os branches que estão contidos dentro do repositório que foi realizado o procedimento de Fork, conforme a Figura 06. Deixe todos selecionados conforme predisposição inicial.
Clique no botão “Next >” onde serão exibidas as informações sobre o diretório de armazenamento para o repositório local conforme figura 07.
Aqui nessa parte da tela existem algumas opções interessantes que podem ser realizadas:
- Alterar o local onde será armazenado o repositório local, clicando no botão Browse e escolhendo o diretório correspondente.
- Escolher o branch inicial do projeto, na combo box Initial branch.
- Marcar a opção Import all existing project after clone finishes, para que o Eclipse já importe todos os projetos existentes no projeto.
Por fim clique no botão Finish para finalizar a clonagem do repositório remoto do Bitbucket em um repositório local, Figura 08.
Agora na view Git Repositories aparecerá o repositório clonado, seminarioscientificos e ao expandir esse repositório clicando no sinal de maior “>”, teremos uma tela muito parecida com a exibida na Figura 09.
finnaly{
Nesse momento o seu repositório foi clonado localmente a partir da IDE Eclipse.
Duvidas ou sugestões? Deixe seu feedback! Isso ajuda a saber a sua opinião sobre os artigos e melhorá-los para o futuro! Isso é muito importante!
Até um próximo post!
Leave a Reply