Olá Pessoal, tudo bom?
Neste tutorial estarei explicando uma das formas de exportar um Projeto Java criado na IDE Eclipse. Isso é útil quando você não tem um repositório de arquivos para commitar o projeto, e você gostaria de fazer um backup, ou enviar para alguém poder utilizar o projeto. Outro ponto é que você pode criar projetos base, como o que faço para minhas disciplinas, que podem ser utilizados por outras pessoas.
Além disso estarei explicando como realizar a importação de um Projeto Java existente dentro do workspace que seu Eclipse está apontado.
Exportando Projetos Java
Com o Eclipse aberto no workspace que contém o Projeto que você deseja realizar a exportação, clique na view Package Explorer e clique sobre a raiz do Projeto, conforme Figura 1.
Após selecionar o projeto, clique com o botão direito do mouse e vá na opção Export…, conforme a Figura 2.
Será aberto um popup chamado Export, conforme a Figura 3.
Para facilitar a localização, digite as letras arc para que apareça a opção Archive File, conforme a Figura 4.
Escolha a opção Archive File e clique no botão Next >, para avançar para a segunda parte do popup Export, conforme a Figura 5.
Nessa segunda parte da popup Export, aparecerá o projeto selecionado no Package Explorer. Um ponto importante aqui é se você estiver trabalhando com projeto Maven, desmarque, na parte da seleção das pastas do projeto, a pasta target, pois ela contém todas as bibliotecas que o Maven utiliza para executar o projeto.
Agora é necessário selecionar o diretório no qual será salvo o arquivo extensão .zip com o Projeto. Para isso, clique no botão Browse… e selecione o diretório; após essa seleção, clique no botão Finish e o seu Projeto será exportado no diretório escolhido.
Observações sobre a Exportação de projetos
Obs1: Um pequeno detalhe é que na popup da segunda parte da exportação, Figura 5, existe a opção de escolher o formato do arquivo que o projeto será exportado, ZIP ou TAR, conforme destacado na Figura 6. Você pode escolher o formato que deseja exportar de acordo com a sua necessidade. O mais comum é exportar no formato ZIP, não compacta tanto os arquivos, mas é o mais conhecido.
Obs2: Caso de erro na hora de exportar, pode ser que os arquivos que estão sendo apresentados pelo Eclipse em seu workspace, não estão sincronizados com a estrutura de diretórios do sistema operacional. Para corrigir esse problema ao selecionar o Projeto, antes de realizar o export, faça um refresh do projeto, conforme mostra a Figura 7, clicando com o botão direito sobre o projeto e indo na opção Refresh. Após fazer o refresh continuar com os passos normais da exportação.
Importando Projetos Java no formato .ZIP
O primeiro ponto é pegar o arquivo ZIP do projeto e descompactá-lo na pasta do seu workspace.
Feito isso abrir o Eclipse apontando para o workspace onde foi descompactado o arquivo.
Após o Eclipse terminar de carregar vá ao menu File > Import… conforme a Figura 8.
Aparecerá o popUp Import, com algumas formas de importação, conforme a Figura 9.
Para facilitar a localização, digite as letras exis para que apareça a opção Existing Projects into Workspace, conforme a Figura 10.
Clique no botão Next > e aparecerá a segunda parte da popup de Import, conforme mostra a Figura 11.
Clique no botão Browse… e localize a pasta que representa o workspace. Aparecerão os projetos Java existentes dentro desse workspace conforme a Figura 12.
Selecione quais projetos deseja importar e clique no botão Finish. O Projeto deverá aparecer no Package Explorer, conforme a Figura 13. Agora é só começar a trabalhar sobre o Projeto. 🙂
finally
Caso existam duvidas sobre algum ponto por favor, deixe seu comentário ou envie um email.
Até o próximo post!
Dennys says
Obrigado, me salvou.
Mauda says
Olá Dennys, tudo bom?
Obrigado pelo feedback!
Precisando estamos por aqui!
Obrigado.
Raul Santos says
bom dia ,
muito bem explicado, obrigado…agora nao entendi porque é que quem tem um projecto Maven que é o meu caso , desmarca a opção target
pois esta contêm as libraries do Maven…entao nao é justamente por isso que eu devia de nao desmarcar??? para quando for importar para o meu projeto Maven, já tinha as livrarias todas…ou seja se eu quiser importar com Maven para outro projeto Maven , nao esmarco o target é isso??
Mauda says
Olá Raul, tudo bom?
Obrigado pelo feedback!
Sobre a sua duvida.
Se você estiver fazendo um deploy para um server, como JBoss, você não irá gerar um Zip, mas sim um War (Web Archive). Nesse momento a ferramenta que gerar o war irá enviar as bibliotecas que estão com escopo de compile no pom.xml para dentro do war e o seu deploy funcionará corretamente.
Se você exportar esse arquivo zip, será apenas para o envio do código fonte, para que outra pessoa examine ou importe novamente em uma IDE. Como estamos em um projeto Maven, para qualquer sistema operacional, será gerada uma pasta .m2, a qual contém todas as bibliotecas que o Maven precisa para os projetos que está atuando. Dessa forma o seu projeto “não tem” as bibliotecas propriamente ditas, mas ele importa essas da pasta .m2. Como todos que configurarem o projeto via Maven, seja por linha de comando ou IDE, irão utilizar essa pasta, não é necessário exportar a pasta target, pois será gerada automaticamente no próximo Maven Build do projeto.
Acredito que ficou um pouco mais claro. Se persistir a dúvida, por favor me envie novos questionamentos.
Obrigado e precisando estamos aqui!
Luccas says
Olá como vai? Eu estou com o seguinte problema no meu projeto. No Eclipse ele roda 100%. Quando vou exportar ele como Runnable JAR file, dois arquivos de audio no formato wav não são exportados. Sabe me dizer o motivo? Muito obrigado.
Mauda says
Olá Luccas, tudo bom?
Desculpe a demora em responder, mas estou vendo a migração dos servidores desse site.
Nunca realizei tal operação de exportar um jar com arquivos wav, mas estranho não estar aparecendo. Teria de verificar qual é a pasta inicial que está dentro do jar ao abrir e ver se os arquivos estão contidos dentro dessa pasta inicial.
Qualquer coisa me envie o projeto zipado, tente remover algumas classes e pacotes, assim tento exportar aqui para ver o q pode estar acontecendo.
Obrigado.
LUIZ EDUARDO PIMPAO SILVA says
Muito bom.
Mauda says
Olá Luiz, tudo bom?
Obrigado pelo Feedback.
Precisando estamos por aqui.
Abraços.
Clayton says
Muito obrigado Mauda!
Por compartilhar seus conhecimento conosco, isto não tem preço, sucesso sempre!
Atenciosamente,
Mauda says
Olá Clayton, tudo bom?
Obrigado pelo feedback! Isso significa muito pra mim!
Precisando estamos por aqui!
Obrigado!
Gustavo Chiesa says
deu bom obrigado noma
Mauda says
Olá Gustavo, tudo bom?
Que bom que ajudou!
Obrigado pelo feedback!
Duvidas estamos por aqui!