Olá Pessoal, tudo bom?
Há 3 anos atrás construí uma serie de artigos sobre versionamento de Projetos de Software, mas nunca mais mudei esses artigos ou acrescentei coisas novas. Para ver todos os artigos sobre versionamento acesse esta página. Lá haverá um mapa mental com todos os artigos. Esse artigo mostra a operação de Fetch e Pull, que recepciona arquivos do repositório remoto para o repositório local. Veja na continuação.
Eclipse- Operação de Fetch e Pull
Dentro do conceito do Git o recebimento de arquivos do repositório remoto é divido em duas partes. Uma que recebe para o repositório local (fetch) e outra que recebe do repositório local para o workspace do Eclipse (pull).
Nesse momento vamos demonstrar essas duas operações para defini-las corretamente.
A primeira coisa a ser feita para poder testar essas operações é adicionar um comentário a classe Instrução via o site do BitBucket, simulando dessa forma que alguém fez uma alteração no arquivo e realizou um commit. Para fazer essa edição online, por favor veja esse artigo.
Com o repositório já clonado e importado no Eclipse vamos abrir um arquivo, por exemplo a classe Instituicao, conforme mostra a Figura 01. Repare que essa classe contém apenas 1 comentário “//comentario para o teste de commit”
Agora clique no projeto e acesse a opção Team > Fetch from Upstream, conforme mostra a Figura 02.
Talvez seja necessário fazer uma nova autenticação para realizar essa operação. Como não há conflitos de arquivos nesse nosso exemplo, aparecerá uma dialog chamada Fetch Results, com os commits que foram realizados em outras máquinas ou outras pessoas, conforme mostra a Figura 03. Perceba que o que foi escrito no commit online via Bitbucket apareceu aqui.
Clique no botão OK e acesse a classe Instituicao.java. Mudou alguma coisa nessa classe? O comentário que acrescentamos remotamente foi acrescentado? Pelo que mostra a Figura 04 não…
A operação de Fetch traz os arquivos para o repositório local, não para o workspace do Eclipse. Perceba que ao lado do nome do projeto no Eclipse aparece um número com uma seta para baixo, conforme mostra a Figura 05. Isso significa que no repositório local existe um número de versões com alterações mais recentes que o workspace do Eclipse.
Agora chegou o momento de realizar a operação de Pull, que traz os arquivos do repositório remoto e local para o workspace do Eclipse. Clique no projeto e acesse a opção Team > Pull conforme Figura 06.
Como não há conflitos nesses arquivos, aparecerá a dialog Pull Result, conforme Figura 07, trazendo os arquivos do repositório local para o workspace do Eclipse
Acesse novamente a classe Instituicao.java, o comentário criado online deverá estar aparecendo, conforme a Figura 08.
finnaly{
Duvidas ou sugestões? Deixe seu feedback! Isso ajuda a saber a sua opinião sobre os artigos e melhorá-los para o futuro! Isso é muito importante!
Até um próximo post!
Leave a Reply