Olá Pessoal, tudo bom?
O post de hoje irá passar o passo a passo da configuração do Servidor JBoss na IDE Eclipse.
Servidor JBoss WildFly
É um servidor open source codificado para suportar as versões mais recentes da Java Enterprise Edition (JEE). Ele é um dos servidores mais utilizados do mundo, permitindo realizar configurações de forma rápida e fácil. Além disso possui suporte a virtualização e balanceamento de carga, permitindo a distribuição do fluxo de rede para várias instâncias de servidores diminuindo assim gargalos em momentos de tráfego intenso.
Download do Servidor JBoss WildFly
Todas as versões do Servidor JBoss encontram-se disponíveis para download no site da JBoss.
Procure baixar o arquivo com extensão ZIP da versão mais recente, no caso da escrita deste artigo era a 14.0.1.Final. Não baixe as versões beta, pois normalmente são um pouco instáveis.
Com a conclusão do download do arquivo ZIP, descompacte em uma pasta qualquer do seu sistema operacional. A exceção somente para que não seja descompactado no diretório do seu workspace.
Configuração
Com o Eclipse aberto, vá no Menu Window > Show View > Other…, conforme Figura 01 abaixo:
O Eclipse irá exibir uma popup chamada Show View. Na textbox que aparece comece a digitar a palavra server e o Eclipse irá filtrar as opções de view deixando apenas 2, Server Log e Servers, conforme Figura 02.
Selecione a opção Servers e clique no botão OK. O Eclipse irá mostrar uma nova aba chamada Servers, conforme Figura 03.
Se você observar nessa aba existe um link “No servers are available. Click this link to create a new server…“, indicando que não existe um servidor configurado. Ao clicar neste link será aberta uma dialog New Server conforme Figura 04.
Escolha a pasta Red Hat JBoss Middleware e o server JBoss AS, WildFly & EAP Server Tools, conforme a Figura 05 e clique no botão Next >, para avançar a próxima parte da dialog. Nesse momento o Eclipse irá baixar as informações do repositório onde está a configuração do servidor do JBoss e suas dependências.
Agora irá aparecer os termos de licença para que o desenvolvedor possa trabalhar com esse Server, conforme Figura 06. Selecione a opção I accept the terms of the license agreement e clique no botão Finish para finalizar a instalação da dependências do JBoss Server.
Após o Eclipse baixar as dependências, antes de realizar a instalação, será exibida a mensagem conforme a Figura 07. Ela indica que o software que você está tentando instalar não possui um conteúdo assinado, havendo a possibilidade de causar danos ao computador. Como sabemos que esse é um arquivo da JBoss, então pode clicar no botão Install anyway.
Após alguns minutos de instalação o Eclipse irá mostra a tela da Figura 08, o qual pede para reiniciar o Eclipse. Clique no botão Restart Now para que essa reinicialização será feita.
Após reiniciar o Eclipse, aparecerá uma tela indicando se deseja enviar informações de erros e melhorias para a JBoss, Figura 09, aqui é uma escolha sua, não irá influenciar na configuração se escolher Sim ou Não.
A configuração ainda não terminou, apenas instalamos as dependências. Volte na aba Server e clique link “No servers are available. Click this link to create a new server…” conforme Figura 10.
Nesse momento aparecerão várias configurações para os servidores JBoss. Acesse a pasta JBoss Community e escolha o servidor WildFly correspondente a versão que você baixo. Caso não tenha a versão, escolha a maior versão que tiver para o WildFly. Clique no botão Next >.
O Eclipse irá apresentar a tela verificando se o servidor é local e como ele é controlado, Figura 12. Deixe as configurações como estão e clique no botão Next >.
Agora nesse nova parte da tela carregada, clique no primeiro botão Browse e localize a pasta onde foi descompactado o servidor. A sua tela deverá ficar parecida com a da Figura 13.
Caso você não esteja com uma JDK instalada no sistema, aparecerá o aviso “This runtime type requires a JDK”. Para corrigir esse problema é necessário instalar uma JDK na sua máquina e fazer com que o Eclipse aponte para esta nova JDK, o warning irá desaparecer se for realizado isso.
Clique no botão Next> para que você possa adicionar os projetos JSF ao servidor, selecionando o projeto e clicando no botão Add > para que este fique no lado esquerdo da tela, conforme mostra a figura 14.
Clique no botão Finish para finalizar a configuração do servidor. O eclipse irá exibir na aba Servers o novo servidor configurado e se expandir as propriedades do Servidor clicando com a Seta, você irá ver que o projeto JSF apareceu dentro do Server, conforme Figura 15.
Iniciando o Servidor
Para iniciar o servidor basta clicar com o botão direito sobre o Server e ir na opção Start, conforme Figura 16.
O servidor estará inicializado corretamente se aparecer a uma mensagem parecida com essa no console do Eclipse: “JBoss VersãoJBOSS iniciado em 33880ms – Iniciado 303 de serviços 340 (os serviços 62 são lazy, passivos ou em demanda)”.
Para descobrir qual é o projeto que o JBoss iniciou basta procurar pela linha:
JBAS018210: Registra o contexto da web: /nomeProjeto
Agora abra um browser e digite a seguinte URL:
http://localhost:8080/nomeProjeto
No caso deste tutorial seria:
JBAS018210: Registra o contexto da web: /TicketsEventos_JSF
http://localhost:8080/TicketsEventos_JSF
Se tudo estiver correto irá aparecer a página inicial do sistema conforme Figura 17.
PS: É possível iniciar o servidor em modo de Debug para inserção de break points e operações comuns ao Debug, basta clicar na opção Debug
finally{
Duvidas ou sugestões? Deixe seu feedback! Isso ajuda a saber a sua opinião sobre os artigos e melhorá-los para o futuro! Isso é muito importante!
Até um próximo post!
Cássia says
Me ajudou muito. Obrigada!
Mauda says
Olá Cássia, tudo bom?
Obrigado pelo feedback!
Continue visitando o site quando puder e precisando estamos aqui!
Obrigado
anderson says
Muito bom o post, parabéns 🙂
Mauda says
Olá Anderson, tudo bom?
Obrigado pelo feedback!
Precisando estamos aqui!
Daniel de Jesus says
O Eclipse precisa estar instalado como “executável”? No meu Ubuntu só tenho o Eclipse como pasta extraído do arquivo que baixei daí a figura 7 não aparece.
Mauda says
Olá Daniel, tudo bom?
O ideal é sempre você utilizar a versão package do Eclipse, ou seja, a que vem zipada. Assim não é necessário ser um administrador da máquina para poder utilizar.
Sobre a Figura 7 é só um alerta que pode aparecer caso você esteja instalando esse package.
Duvidas estamos por aqui!
Obrigado.