Olá Pessoal, tudo bom? Essa semana recebi o email do site DZone, que é uma comunidade de programação com várias linguagens e aspectos tecnológicos. E um dos posts desta semana estava retratando o porque a linguagem Java continua sendo a numero 1 em utilização no mundo. o artigo é do Simon Ritter e o endereço original segue aqui.
4 razões do porque Java ainda está #1
por Simon Ritter
É o inicio de 2016, o que significa que as comemorações dos 20 anos do Java finalizam. Na verdade, entre o anuncio do Java, em 23 de maio de 1995 e a primeira versão oficial da JDK que foi em 23 de Janeiro de 1996. Assim a partir desse momento podemos anunciar que o Java realmente possui 20 anos. Nesse último ano houveram várias retrospectivas sobre o Java, mas eu quero observar o sucesso do Java no último ano.
É muito difícil levantar com precisão a popularidade das linguagens de programação, mas um dos surveys normalmente aceitos é o TIOBE Index. Esse instituto realiza uma busca por referencias de linguagens através de ferramentas como Google blogs, Wikipedia e até mesmo o YouTube.
Olhando os resultados dos últimos 15 anos, na maioria do tempo, Java esteve nos postos 1 ou 2, alternando com a linguagem C, que era a mais popular antes do lançamento da linguagem Java. TIOBE além disso anunciou que Java era a linguagem de programação do ano de 2015. Um grande acontecimento, visto que isso havia acontecido também há 10 anos atrás.
Uma outra forma de medir a popularidade, está no fato que frequentemente a Oracle anuncia que existem 9 milhões de desenvolvedores Java no mundo. Isso está descrito mais profundamente neste artigo. Desprovidos os detalhes, nós temos que concordar que existem literalmente milhões de desenvolvedores Java no mundo.
A questão a ser indagada é por que o Java continua sendo popular? Eu acho que existem algumas razões para isso. Vamos retratar quatro destas:
1 – Praticidade
James Gosling descreveu que Java é uma linguagem de programação “blue collar”. Ela foi projetada para que permitisse aos desenvolvedores realizar seu trabalho com o mínimo de complicações, enquanto permanece ativa para que desenvolvedores possam pegar um código antigo e entender o seu funcionamento. É claro que você pode escrever um código não legível em Java, como em qualquer outra linguagem, mas como possui boas convenções de escrita de códigos, faz com que seja mais legível que outras linguagens.
2 – Retrocompatibilidade
Sun e, depois da venda, a Oracle tem feito grandes esforços para que o código escrito em uma versão do Java, continue compatível nas novas versões. Apesar de alguns problemas (assertions, JDK 1.4 e enums, JDK 1.5) e levando a códigos que seriam melhores se não houvesse a compatibilidade, tornando um recurso muito atraente para os desenvolvedores. Não existe nada pior que ter que arrumar um código que estava funcionando devido a mudança de plataforma. Isso é perda de tempo.
3 – Escalabilidade / Performance / Confiabilidade
Com mais de 20 anos de desenvolvimento, Java é uma plataforma robusta que possui um nível que pode bater de frente ou até mesmo superar o código nativo (graças a algumas otimizações feitas pelas JVM usando análise de código dinâmica). Ao falar de escalabilidade, é necessário olhar apenas para as várias corporações que estão utilizando Java: Twitter, Spotify, Facebook, Salesforce, eBay e, lógico, Oracle. Hadoop, Cassandra e Spark, os mais básicos dos projetos de Big Data, são escritos em Java ou Scala e rodam sob a JVM. Se você procura escalabilidade e performance, Java e JVM é uma escolha obvia.
4 – Frescor
Para mim esta é a número um. Observando o gráfico TIOBE houve um grande incremento na popularidade do Java desde outubro de 2014, o que foi logo após o anuncio da JDK 8. Essa versão veio com inúmeras mudanças para os desenvolvedores Java devido as expressões Lambdas e a API de streams. De repente os desenvolvedores Java podem realizar coisas com um aspecto funcional sem ter que aprender uma nova linguagem como Scala. Essas características trazem uma potencialidade que permite tomar vantagens das máquinas multi-core/multi-processor sem precisar codificar muitos códigos complexos e potencialmente com erros em um ambiente multi thread. Com o projeto Jigsaw agendado para ser entregue na JDK 9 nós veremos a modularidade transformar grandes aplicações empresariais muito mais fácil de construir, fazer o deploy e dar manutenção. E existem planos para novas características como value types para o JDK 10.
Eu olho animado para ver o Java ganhar o premio de melhor linguagem do ano pelos próximos 10 anos 🙂
finnaly{
Hoje realizei a tradução de um post que achei bem bacana ao mostrar que a linguagem Java não está morta, mas sim está aprendendo e crescendo para o futuro.
Duvidas ou sugestões? Deixe seu feedback! Isso ajuda a saber a sua opinião sobre os artigos e melhorá-los para o futuro! Isso é muito importante!
Até um próximo post!
Leave a Reply