Olá Pessoal, tudo bom?
Ontem, dia 15 de fevereiro de 2016, foi realizada a primeira formatura instituicional da PUC-PR em um formato que visa estabelecer o que as grandes universidades estado unidenses já fazem há muitos anos, uma grande formatura com vários cursos, barateando o custo total e permitindo que cursos que não possuem muitos formandos por semestre possam realizar uma formatura legal. Essa formatura foi noticiada em alguns meios de comunicação, link, link, link.
E ontem também foi a primeira vez que fui homenageado por uma turma que dei aula. Não posso mensurar o quão feliz estou, pois apesar de alguns problemas extra classe que tive em 2015/2, estava sendo reconhecido pelo trabalho realizado em sala de aula ao longo de 3 anos de meio como professor da PUC-PR.
A maioria dos Analistas de Sistemas formados ontem teve aula comigo em 5 disciplinas distintas, Programação 3, Programação 5, Programação 6, Projeto Final 1 e Projeto Final II. Muitos deles aprenderam, muitas vezes na marra, a programar. Aprenderam conceitos de camadas de projeto, interfaces gráficas para desktop, interfaces gráficas para web, integração entre uma aplicação Java e banco de dados, com JDBC e JPA e por fim tiveram o crivo de serem avaliados no seu trabalho de graduação ou trabalho de conclusão de curso.
Muitos alunos que não entendiam programação, muitas vezes com conceitos de orientação a objeto completamente bagunçados, me surpreenderam apresentando sistemas bem codificados, respeitando os padrões arquiteturais em seu TCC. Tenho plena certeza que muitos dos meus trabalhos fizeram vocês perderem fins de semana, que já não eram longos devido as aulas sábado de manhã, madrugadas, dias de trabalho, mas acredito que no fim, no fim de tudo, valeu o conhecimento gerado para que vocês utilizassem no seu dia a dia.
Agora tirando toda essa parte acadêmica, eu acredito que estou levando para a minha vida grandes amizades, pois como já dizia Antoine de Saint-Exupéry, autor do livro Pequeno Principe, “Tu te tornas responsável por aqui que cativas”. Sempre tive amor e apreço por dar aula, acredito que possuo o dom e a vocação para isso. Não gosto de me colocar no posto de um simples professor com seus alunos, mas gosto de encarar esse desafio como um Mestre encararia para ensinar seus discípulos. Nem todos os discípulos gostam de seus mestres, mas eu tenho a convicção que sou responsável por alguma parte do conhecimento e experiência de vida que transmito aos meus alunos.
Assim, queridos discípulos, a partir de ontem, apesar de vocês terem se formado e serem analistas de sistemas, vocês ainda serão meus alunos, pois me sinto responsável pelos profissionais que vocês são e continuarão sendo. Agradeço aqui novamente, a todos os formandos do segundo semestre de 2015 do curso de sistemas de informação da PUC-PR! Em ordem alfabética:
- Allan da Piedade Wiselowski
- Andrey Felipe Pereira
- Bruno Portela
- Daniel Faria Sampaio
- Danilo Kenji Yonmine
- Douglas Machado
- Edson Luiz Mancini Junior
- Felipe Leonardi Gonçalves
- Felipe Luan Sgarbi
- Felipe Schuber
- Filipe Augusto de Oliveira Martins
- Gabriel França Goes
- James Ferraz Antunes
- Jeferson Luchtenberg Junir
- João Vitor Sabim Vasconcelos
- Lazaro Lacir Moraes Neto
- Leonardo Ribeiro Marin
- Pedro Henrique Banali
- Rafael Faria de Azevedo
- Thiago Arioli Mendes de Oliveira
- Vinicius de Souza
- William Pietro Dias de Oliveira
Obrigado pelo tempo e disposição de encararem as minhas disciplinas! Mantenham contato!
Leonardo Marin says
Esta homenagem ainda é pouco para retribuir tudo o que o Professor nos ensinou, por mais que tenha existido toda a cobrança, trabalhos, as madrugadas programando isto faz parte do processo de aprendizado, o caráter e a amizade é o que fica agora depois de formado. Obrigado por tudo, pelo o que me ensinou e principalmente por ter acreditado em meu potencial, isto fez toda a diferença. Pessoas como você são as que vamos lembrar e considerar para toda a vida. Grande abraço!
Mauda says
Olá Leonardo, tudo bom?
Valeu :-). No fim das contas o que importa é a jornada e o quanto de amizades você conseguiu extrair dela. O que mais me anima a continuar o que faço é justamente essa retribuição que recebo de vocês! Obrigado novamente e precisando sabes onde me encontrar!
Abs!