Olá Pessoal, tudo bom?
Há 3 anos atrás construí uma serie de artigos sobre versionamento de Projetos de Software, mas nunca mais mudei esses artigos ou acrescentei coisas novas. Para ver todos os artigos sobre versionamento acesse esta página. Lá haverá um mapa mental com todos os artigos. Esse artigo mostra como criar branches locais para o repositório clonado na IDE Eclipse. Veja na continuação.
Bitbucket – Criando branches locais na IDE Eclipse
Relembrando a definição de branch no inicio dessa série sobre Versionamento de Projetos:
Branch é um ramo secundário, ou seja, um ramo que foi criado a partir do código existente de um determinado ponto do head, ou de outro ramo secundário, e o desenvolvimento continuou a partir desse ponto.
No projeto clonado existem alguns branches já criados, conforme Figura 01:
Com essa definição sobre branches, vamos analisar o nosso contexto aqui. Cada branch desse projeto foi codificado com testes unitários, conforme é possível observar na Figura 02:
No caso do projeto clonado, cada branch é específico de uma camada da arquitetura deste projeto. Assim, o branch origin/model, é um branch remoto, que está no servidor GIT do Bitbucket e possui códigos específicos para a camada model. Já o branch origin/dao, é um branch remoto, que contém códigos para a codificação de itens referentes a camada DAO. A maioria dos projetos não será dessa forma, os branches serão para novas funcionalidades do sistema, como criarRelatorioSituacaoPessoa ou implFuncionalidadeABC entre outras funcionalidades ou demandas do cliente.
Após realizar o import do projeto do repositório local, conforme artigo anterior, o branch atual deverá ser o master, conforme mostra a Figura 02.
Mas caso você queira trabalhar com a camada Model será necessário criar um novo branch local a partir do branch origin/model. Para criar esse branch vá para a perspectiva de GIT e expanda a árvore do repositório até chegar a opção Remote Tracking, conforme a Figura 01
Clique com o botão direito sobre a opção origin/model e acesse a opção Create Branch…, conforme a Figura 03
Ao clicar na opção Create Branch…, o Eclipse exibirá a dialog Create Branch, conforme a Figura 04.
Na abertura da dialog algumas opções já vem marcadas. Para descrever melhor o que significa cada uma das opções, deixo o significado de algumas dessas opções:
- O label Source: indica qual foi a branch remota selecionada para a criação do branch local, caso você queira outra branch acesse o botão Select… para selecionar outra branch remota
- A opção Configure upstream for push and pull serve para o envio e recebimento de arquivos do repositório remoto, devendo essa opção ficar marcada.
- A opção When pulling: deverá ser deixada com a opção Merge marcada para que o Eclipse faça o merge dos novos commits que estão no repositório remoto
- Por fim a opção Checkout new branch também deverá ser marcada, para que ao finalizar o “download” do branch remoto, o seu projeto local já esteja no novo branch.
Clique no botão Finish. Haverá um processamento do Eclipse para realizar o donwload do conteúdo desse novo branch. Se a opção Branches > Local for expandida, conterá dentro desse o branch model, confirmando a criação desse, Figura 05.
O quadrado de cor preta com o check indica que o projeto local atualmente está apontado com esse branch. Assim qualquer alteração realizada afetará esse branch especificamente. Isso também pode ser verificado na view Package Explorer observando os colchetes existentes após o nome do projeto, onde deverá estar o nome do branch que acabou de ser criado, conforme mostra a Figura 06.
Apenas como comparativo, veja na Figura 07, que existem alguns quadrados vermelhos no título do projeto. Essas informações destacadas correspondem ao branch que o projeto está apontando atualmente no Eclipse. Além disso, é possível ver a diferença da quantidade de classes e packages que existem entre os códigos contidos no branch master e no branch model.
finnaly{
Nesse momento o branch local foi criado com sucesso dentro do seu repositório clonado da IDE Eclipse.
Duvidas ou sugestões? Deixe seu feedback! Isso ajuda a saber a sua opinião sobre os artigos e melhorá-los para o futuro! Isso é muito importante!
Até um próximo post!
Leave a Reply